20 mil painéis solares reforçam produção de energia renovável na Madeira
Dois parques eólicos na Madeira — o do Alecrim e o do Pico da Urze — estão a ser alvo de um investimento privado de 5 milhões de euros, que prevê a instalação de 20 mil painéis fotovoltaicos para aumentar a produção de energia renovável e otimizar a injeção na rede elétrica regional.
Segundo o empresário Aurélio Tavares, responsável pelo projeto, esta hibridização (combinação de energia eólica e solar) permite compensar os momentos em que os aerogeradores não funcionam a plena carga, maximizando assim a capacidade contratada com a rede.
Cada parque terá cerca de 7 MW de potência solar, podendo alimentar até mil famílias por parque. Atualmente, a energia eólica destes parques já contribui com 18 MW no total (9 MW cada), representando uma fatia significativa da energia eólica gerada na Região.
Este projeto conta com apoio técnico de instituições como o INESC TEC e o INEGI, e poderá não ser o último do género: novas oportunidades de investimento em energia renovável na Madeira já estão a ser consideradas pelo investidor.