Lobo marinho prepara se para atracar na energia limpa

Lobo marinho prepara se para atracar na energia limpa

A Porto Santo Line iniciou oficialmente a transição energética no Porto do Funchal com a chegada do primeiro contentor e instalação da tecnologia On-Shore Power Supply (OPS). Este sistema permitirá ao ferry Lobo Marinho desligar os motores a combustão enquanto atracado e ligar-se diretamente à rede elétrica terrestre, reduzindo emissões de gases poluentes.

O equipamento principal — a connection box — liga a energia elétrica de média tensão da rede (6.600 volts) ao navio, convertendo-a para os 400 volts necessários aos seus sistemas. Este dispositivo assegura a gestão e segurança da ligação, só permitindo o fornecimento quando todos os parâmetros estiverem estabilizados, protegendo contra falhas ou sobrecargas.

Os primeiros testes operacionais arrancam em breve, numa parceria entre a Porto Santo Line, a Empresa de Electricidade da Madeira (EEM) e a Direção Regional de Energia (DRE). O Porto do Funchal torna-se assim laboratório desta inovação pioneira no arquipélago, com vista a replicar o sistema no Porto Santo, onde se espera um processo mais rápido e eficiente graças à experiência agora adquirida.

Deixe um comentário