Madeira reforça posição de referência como Destino Turístico Sustentável
A Região Autónoma da Madeira renovou a certificação como Destino Turístico Sustentável atribuída pela EarthCheck, alcançando com orgulho o Nível III do selo Prata. Este marco resulta de um processo exigente e rigoroso, liderado pela Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, através da Direção Regional do Turismo- Direção de Serviços de Qualificação Turística, que envolve de forma ativa entidades públicas, privadas e a sociedade civil, num esforço conjunto e contínuo em prol dos quatro pilares da sustentabilidade.
A auditoria externa, realizada em fevereiro de 2024, avaliou 361 critérios qualitativos e 75 indicadores quantitativos, entrevistou representantes dos Grupos de Trabalho Interno e visitou um conjunto de infra-estruturas públicas e privadas na Região.
Previamente à auditoria, foi elaborado um relatório de benchmarking, no qual a Madeira se destacou em 15 dos 29 indicadores analisados, evidenciando resultados notáveis como o facto de 58% do território regional serem áreas protegidas, a qualidade excecional das águas balneares, com 99,5% de conformidade, e a reduzida deposição de resíduos em aterro (0,7 toneladas per capita). Estes dados, obtidos pela comparação com outros destinos turísticos certificados, demonstram o posicionamento muito acima da média internacional, reforçando o desempenho sustentável da Região.
Durante a a auditoria foram ainda reconhecidos avanços na gestão integrada e colaborativa, fruto do envolvimento crescente de dezenas de entidades locais, públicas e privadas, organizadas em grupos de trabalho, empenhadas na concretização das metas definidas no Plano de Ação 2022-2030.
Com este resultado, a Madeira não só consolida o seu estatuto de destino turístico responsável e sustentável, como reforça a ambição de alcançar o Nível Ouro até 2027, assumindo-se como exemplo internacional de boas práticas no setor.
É, por isso, com satisfação que se reconhece este passo importante, reflexo do compromisso da Região com um desenvolvimento equilibrado, atento às gerações futuras e à preservação dos recursos naturais que tornam a Madeira um destino único no mundo.