Melhor arranque de ano nas ‘renováveis’

Melhor arranque de ano nas ‘renováveis’

A produção de energia elétrica na Região Autónoma da Madeira (RAM) aumentou 2,8% no primeiro trimestre de 2025, face ao período homólogo do ano anterior. De acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), este crescimento representa o melhor arranque de ano no setor das energias renováveis desde o início da série estatística, em 2009.

Entre janeiro e março, a quota de fontes renováveis na produção de energia elétrica atingiu os 47,8%, superando o anterior recorde de 45,3%, registado no primeiro trimestre de 2022.

O crescimento ficou a dever-se, sobretudo, ao forte aumento da produção hídrica, que subiu 64,5% face ao primeiro trimestre de 2024, e ao contributo dos resíduos sólidos urbanos, que aumentaram 14,9%. Por outro lado, registaram-se descidas na produção de energia a partir de fontes eólica (-20,7%), térmica (-3,0%) e fotovoltaica (-0,1%).

Apesar desta evolução favorável das renováveis, a produção com recurso a fonte térmica continua a representar a maior fatia do total de energia emitida na região, embora tenha diminuído de 55,2% para 52,2% no espaço de um ano.

O gás natural manteve-se também como uma fonte relevante para a produção de energia elétrica na Madeira, concentrando 17,6% do total no primeiro trimestre de 2025, valor idêntico ao registado no mesmo período de 2024 (17,5%).

A DREM destaca que, em 16 anos de registos, nunca se tinha alcançado uma percentagem tão elevada de energias renováveis no mix energético regional como neste início de 2025, sinalizando um reforço no contributo das fontes limpas para a produção elétrica na região.

Deixe um comentário