Semana do Ambiente 2025 celebrou-se na Praça do Município sob o lema “Uma só Terra, o nosso poder, o nosso planeta”

Semana do Ambiente 2025 celebrou-se na Praça do Município sob o lema “Uma só Terra, o nosso poder, o nosso planeta”

De 2 a 7 de junho, o Funchal recebeu mais uma edição da Semana do Ambiente, organizada pela Câmara Municipal, com a maioria das atividades a decorrer na Praça do Município. O evento teve como objetivo sensibilizar a população para a proteção dos ecossistemas e promover a ação ambiental local, reforçando o compromisso com a sustentabilidade ambiental, social, económica e cultural da cidade.

Ao longo da semana, cada dia foi dedicado a um tema específico do Pelouro do Ambiente, começando pelas Alterações Climáticas, passando pela gestão da água, jardins e espaços verdes, causa animal, biodiversidade e terminando com a valorização do Parque Ecológico do Funchal.

Mais de mil alunos de escolas, instituições e ginásios municipais participaram em diversas atividades educativas e recreativas, como oficinas de jardinagem, workshops de reciclagem, experiências laboratoriais, peças de teatro, jogos lúdicos e percursos de arvorismo e sensoriais.

Destaque ainda para as iniciativas de ciência promovidas pelo Museu de História Natural e pela Estação de Biologia Marinha, e para a atividade de sensibilização sobre o mosquito Aedes aegypti. Durante o evento, foram apresentados dois livros infantis dedicados à ação climática e ao ciclo da água residual.

Foram também inaugurados novos equipamentos públicos, como o Dog Park Promenade, no Lido, e uma pérgula de ensombramento natural na Ponta Gorda. No encerramento, foram entregues prémios e certificados a instituições e escolas que participaram nas ações ambientais promovidas pela autarquia ao longo do ano letivo.

A Semana do Ambiente 2025 reforçou, assim, a importância de unir a comunidade em torno da defesa ambiental e da adoção de boas práticas sustentáveis no quotidiano.

Leia mais aqui.

Deixe um comentário