Bordado da Madeira em destaque em Berlim com enfoque na sustentabilidade
Entre 24 e 26 de julho, Berlim acolheu uma iniciativa de promoção do Bordado da Madeira, organizada pelo IVBAM e pela marca ‘Bailha’, em parceria com a plataforma internacional White Label Project. A ação contou com uma loja ‘pop-up’ na WLP Store, no bairro criativo de Mitte, onde foram apresentados artigos como camisas, t-shirts e totebags da marca Bailha, produzidas em algodão orgânico e materiais sustentáveis, evidenciando o compromisso ambiental da marca.
Os visitantes puderam participar num workshop com a bordadeira Dorina Silva, no qual puderam bordar a sua própria totebag tomando consciência da importância da valorização da produção artesanal e de baixo impacto ambiental do Bordado da Madeira. Além disso, no decorrer da iniciativa, foi também realizada uma exposição de peças do acervo do IVBAM que mostrou a versatilidade do Bordado da Madeira, que pode ser aplicado em roupa de cama, de banho e decoração, promovendo o consumo consciente de produtos duradouros de qualidade, em oposição à moda descartável.
A iniciativa demonstrou como tradição e inovação podem coexistir de forma sustentável, combinando o design contemporâneo com práticas artesanais responsáveis. O projeto Bailha, fundado em 2021 por David Oliveira, destacou-se por proteger e reinventar a tradição do Bordado da Madeira, colocando no centro da sua ação as artesãs, a sustentabilidade e o poder das suas histórias.
Paralelamente, realizou-se uma degustação de Vinho da Madeira, reforçando a ligação entre cultura, produtos locais e sustentabilidade, ao valorizar práticas de produção regional e de baixo impacto ambiental.
Saiba mais aqui.