Estrangeiros sensibilizam turistas para a limpeza

Estrangeiros sensibilizam turistas para a limpeza

A campanha “Clean Madeira” foi lançada por um casal estrangeiro residente na Madeira, Irina Moldova, da Moldávia, e Sergio Luis Recalde, da Argentina, com o objetivo de sensibilizar os turistas, especialmente os mais jovens, para a preservação do ambiente na ilha. A figura central da campanha é o “Banana Ranger”, que promove de forma divertida a importância de manter a ilha limpa, especialmente na Floresta Laurissilva, que corre o risco de se tornar poluída devido ao descuido dos visitantes.

A iniciativa, centrada no Instagram, incentiva os turistas a recolher lixo durante as caminhadas, tirar uma selfie com o saco cheio e partilhar nas redes sociais com a localização e hashtags associadas à campanha. Além disso, o casal está a desenvolver um site com um mapa interativo e informações para ajudar os turistas a planear as suas visitas, incluindo sugestões de locais menos conhecidos, mas igualmente belos.

Ao personagem Banana Ranger, com ar de ranger do faroeste, é atribuída a missão de, em poucas palavras e de forma divertida, passar a mensagem de que é preciso manter a Madeira verde e limpa – ‘Keep it green, keep it clean’ – e de que qualquer pessoa pode ser um guardião da ilha, bastando para isso seguir quatro passos: Levar um saco; recolher o lixo; fazer uma selfie com o saco e partilhá-lo numa rede social com a localização e, finalmente, juntar os hastags #cleanmadeira #unesco25madeira

Deixe um comentário