Funchal, Ourique e Vilamoura vão candidatar-se à certificação Zero Resíduos

Funchal, Ourique e Vilamoura vão candidatar-se à certificação Zero Resíduos

O Funchal, Ourique e Vilamoura são os mais recentes candidatos à certificação Zero Resíduos, juntando-se a cinco outros municípios portugueses já em processo, elevando para oito o número total de candidaturas a nível nacional, anunciou a associação ambientalista ZERO.

A certificação, promovida na Europa pela Mission Zero Academy e Zero Waste Europe, e dinamizada em Portugal pela ZERO, visa implementar medidas que previnam a produção de resíduos, incentivem a reutilização, a compostagem e um sistema de recolha seletiva mais eficaz.

Cada município deverá criar um Plano Zero Resíduos com base num diagnóstico local, alinhado com os princípios dos PAPERSU, mas com metas mais ambiciosas. O compromisso estende-se até 2035, com o envolvimento da população na redução de resíduos indiferenciados e promoção de projetos inovadores. No caso do Funchal, a ZERO destaca a importância estratégica desta iniciativa numa região insular como a Madeira, onde a recolha seletiva já atinge 37%, acima da média nacional, com bons resultados na recolha porta-a-porta e compostagem.

Em Ourique, a mudança do sistema de ecopontos abertos para um modelo porta-a-porta melhorou a recolha seletiva de bio resíduos e aumentou a captura de materiais recicláveis. Já em Vilamoura, o foco será a integração de vários intervenientes locais, de forma a reforçar os circuitos de recolha e apostar em projetos de prevenção, reutilização e reciclagem.

Leia o artigo completo aqui.

Deixe um comentário