Hotel apadrinha cria de Lobo Marinho em nome da preservação da espécie
O Hotel Reid’s Palace, na Madeira, reforçou o seu compromisso com a conservação do lobo-marinho, adotando uma das cinco novas crias desta espécie existente no arquipélago. Este apadrinhamento insere-se numa parceria com o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) e inclui a promoção de ações de sensibilização junto dos hóspedes e funcionários, bem como a aquisição de equipamentos para o Projeto de Vigilância do Estado de Conservação do Lobo-marinho, como material fotográfico e informático.
O lobo-marinho Zarco, inspirado no explorador João Gonçalves Zarco, é a mascote do hotel e está presente em várias amenidades para crianças, como mochilas, peluches, lápis para colorir, porta-passaportes, etiquetas de bagagem e atividades no Kid’s Club. Além disso, o hotel oferece a experiência “Voyage to the Desertas”, uma viagem de barco para avistar os lobos-marinhos nas Ilhas Desertas.
A Secretária Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente destacou a importância de parcerias como esta para informar a população e visitantes sobre a interação adequada com os lobos-marinhos, especialmente à medida que os avistamentos se tornam mais frequentes nas zonas balneares da Madeira.
O programa de conservação dos lobos-marinhos, iniciado nos anos 80, conseguiu aumentar a população desta espécie no arquipélago de apenas oito indivíduos para os atuais 30. O Diretor Geral do Reid’s Palace, Ciriaco Campus, expressou o orgulho do hotel em participar nesta iniciativa, enfatizando o compromisso com a sustentabilidade e a preservação da biodiversidade local. Destacou ainda a responsabilidade do hotel em apoiar ações que garantam um futuro seguro para as espécies ameaçadas e em educar os hóspedes sobre a importância da conservação, promovendo um turismo consciente e responsável.