Ilhas Selvagens albergam a maior colónia de cagarras do Atlântico

Ilhas Selvagens albergam a maior colónia de cagarras do Atlântico

Um estudo coordenado por investigadores portugueses revelou que as Ilhas Selvagens, no arquipélago da Madeira, acolhem a maior colónia de cagarras do Atlântico, com cerca de 39.000 casais numa única ilha e uma taxa de crescimento anual de 1,45% desde 2009.

Os investigadores destacam que o aumento da população está relacionado com a recuperação da vegetação na Selvagem Grande, após a erradicação de coelhos e ratos em 2002, criando melhores condições para a nidificação destas aves marinhas.

Apesar de ameaças como captura acidental na pesca, poluição luminosa e plásticos nos oceanos, o estudo sublinha que os esforços de conservação e a gestão do território têm sido fundamentais para o crescimento da população de cagarras.

As Selvagens, classificadas como reserva natural desde 1971, foram ampliadas em 2022, passando a ser a maior área marinha protegida do Atlântico Norte. Em 2024, foi temporariamente autorizada a captura de peixe gaiado para fins científicos.

Leia mais aqui: https://www.dnoticias.pt/2025/1/29/436170-ilhas-selvagens-acolhem-a-maior-colonia-de-cagarras-do-atlantico-revela-estudo/

Deixe um comentário