Madeira assinala Dia Nacional da Sustentabilidade
Numa parceria com o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) e com a participação da Associação de Promoção da Madeira, a Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Turismo, assinalou o Dia Nacional da Sustentabilidade com uma cerimónia simbólica na Achada do Teixeira, em Santana, com o objetivo de enaltecer a importância das Reservas da Biosfera.
No local, foram plantados vários cedros-da-Madeira, uma espécie endémica, e foi colocada uma placa comemorativa para assinalar a efeméride. O sítio foi também escolhido por ser uma das áreas afetadas pelos últimos incêndios na Madeira, reforçando a importância da recuperação ambiental e da proteção dos ecossistemas.
O Secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, presente na iniciativa, destacou que este ato serviu para lembrar e realçar todo o trabalho desenvolvido pela Região ao longo das últimas décadas na defesa de um território mais sustentável, transmitindo segurança, confiança e um compromisso transparente para com a sustentabilidade. “Foi também um momento especial para assinalar a importância do processo de certificação da Região como destino turístico sustentável”, apontou.
Importa referir que, para além da presença do DMO (Destination Management Organisation), estiveram também presentes alguns representantes dos grupos de trabalho envolvidos no processo de certificação da Região Autónoma da Madeira (RAM) como Destino Turístico Sustentável, reforçando o empenho colectivo neste importante objetivo.
Recorde-se que, das 12 Reservas da Biosfera existentes em Portugal, duas estão localizadas no Arquipélago da Madeira (Santana e Porto Santo), sendo que o concelho de Santana, em 2011, recebeu a primeira distinção atribuída pela UNESCO.
Importa também lembrar que a Região Autónoma da Madeira é, desde fevereiro de 2023, um Destino Turístico Sustentável Certificado pela EarthCheck — entidade líder mundial em certificação de destinos turísticos, acreditada pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC). Em abril de 2024, a Região reforçou o seu compromisso com esta certificação, obtendo o segundo nível do selo prata, confirmando assim o seu posicionamento como um destino turístico de excelência, com enfoque no desenvolvimento sustentável, de acordo com a nota enviada.
Paralelamente à cerimónia realizada esta quarta-feira em Santana, foram oferecidos aos visitantes dos oito Postos de Informação Turística da Região, bem como no Posto de Lisboa, lápis de madeira natural orgânica, contendo uma cápsula de sementes que pode ser plantada na serra, promovendo assim uma ligação prática à sustentabilidade.