Madeira certificada como destino turístico sustentável
A Região Autónoma da Madeira foi reconhecida como destino turístico sustentável, tendo recebido o galardão Prata da EarthCheck, entidade certificadora internacional, acreditada pela Global Sustainable Tourism Council (GSTC) para certificar destinos turísticos.
O processo de certificação foi desenvolvido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura da Madeira, e teve início no final de julho de 2021, contando com a assessoria do IPDT – Turismo e Consultoria.
Para esta distinção contribuíram vários intervenientes locais, divididos em grupos de trabalho, que integram a Estrutura de Gestão de Sustentabilidade do Destino, e um conjunto alargado de entidades nomeadamente direções regionais, institutos, representantes das autarquias, entidades públicas, associativas ou privadas, e ainda, organizações não-governamentais.
O processo envolveu a recolha de dados e evidências para responder aos requisitos do padrão normativo da EarthCheck.
Em dezembro de 2022, concretizou-se a auditoria ao destino, que culminou com a atribuição do selo prata.
Dentro de cinco anos, a Madeira poderá receber um nível superior de certificação da EarthCheck: o Ouro. Para tal necessita de continuar o trabalho de proteção dos seus recursos, através das dinâmicas turísticas, envolvendo toda a comunidade local.
Eduardo Jesus, Secretário Regional do Turismo e Cultura da Madeira, referiu que este “é um passo relevante na afirmação da Madeira enquanto ‘must-visit’ a nível global, baseado no desenvolvimento sustentável do território e no envolvimento de toda a comunidade local”.