Madeira reforçou-se como destino turístico sustentável com 78 hotéis Green Key

Madeira reforçou-se como destino turístico sustentável com 78 hotéis Green Key

Em 2025, a Madeira consolidou a sua posição como destino turístico sustentável, com 78 empreendimentos turísticos galardoados com o selo internacional Green Key, mais do que triplicando as 25 unidades reconhecidas em 2015)Dos atuais galardoadas, nove candidataram-se pela primeira vez e três reentraram no programa , evidenciando o envolvimento crescente do setor hoteleiro madeirense em práticas ambientalmente responsáveis.

A cerimónia de entrega dos galardões realizou-se no Sentido Galo Resort, na qual estiveram presentes o  Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque e do Secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus. No decorrer do evento foi especialmente destacada a preponderância do programa Green Key mediante o reconhecimento de hotéis, alojamentos locais, parques de campismo e restaurantes que aplicam boas práticas de gestão ambiental, responsabilidade social e educação para a sustentabilidade.

Segundo Eduardo Jesus, o crescimento expressivo do número de galardões refletiu uma consciência ambiental cada vez mais enraizada na atividade turística da Madeira, mostrando que os empresários do setor estão alinhados com as exigências da sustentabilidade e que o futuro do turismo passa pela responsabilidade ambiental e valorização do património natural e cultural.

Apesar dos impactos da pandemia, que reduziram temporariamente os galardões em 2020 e 2021, o setor recuperou rapidamente, mostrando que a Madeira continua a liderar no turismo responsável e sustentável, promovendo o equilíbrio entre natureza, progresso e bem-estar.

O galardão é promovido pela Foundation for Environmental Education (FEE) e, em Portugal, coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Saiba mais aqui.

Deixe um comentário